quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Antioxidantes

O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres. Alguns nutrientes, naturalmente presentes ou adicionados nos alimentos, possuem propriedades antioxidantes.
Os antioxidantes derivados da dieta desempenham um papel importante na prevenção de doenças como alguns tipos de câncer e distúrbios cardiovasculares. No entanto, para garantir a sua ação é necessário uma alimentação rica e variada, principalmente em frutas e vegetais, consumidos de maneira mais natural possível. Lembrando que a eficiência da função dos antioxidantes derivados da alimentação depende da sua biodisponibilidade e da ingestão de quantidades adequadas do nutriente.
Fontes de antioxidantes: mexerica, acerola, uva, manga, maracujá, goiaba, caju, limão, laranja, morango, brócolis, quiabo, nabo, mostarda, couve, abacaxi, tomate, ora-pro-nobis e pimentão = ricos em vitamina C.
Cenoura, pitanga, abóbora, pequi, carambola, leite, gema de ovo, peixes, trigo, arroz, milho = ricos em vitamina A e pró-vitamina A.
Frutos do mar, grãos integrais, castanha do pará, castanha de caju, nozes, aveia = ricos em selênio.
Carnes vermelhas, peixes, ostras, feijão, leite, queijo, ovos = ricos em zinco.
Melância, mamão papaya, goiaba, morango, caqui, tomate (qdo preparado em molhos) = ricos em licopeno.
Chá verde ou preto, uva e vinho = polifenóis.
Gema de ovo, óleos, gémen de trigo, amendoas, margarina = ricos em vitamina E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe o seu comentário!