quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cirurgia de prótese mamária

A cirurgia plástica de implante mamário é uma cirurgia relativamente simples, que exige pouco tempo de convalescência pós - operatória e de resultados estéticos muito bons. É uma cirurgia que tem duração média de uma hora e meia, que é realizada sob anestesia local e com liberação para casa no mesmo dia. As cicatrizes são bastante pequenas, podendo ser na borda inferior da auréola (peri-aureolar), na linha inferior da mama ou na borda da axila. A de nossa preferência, para quase todos os casos, é aquela na borda inferior da auréola, por ficar bastante discreta na zona de transição de coloração da pele da mama e da auréola. Em todos os casos ela tem uma extensão de 4 cm, em média.

TIPOS DE IMPLANTE

Prótese de gel de silicone com revestimento liso Prótese de gel de silicone com revestimento texturizado. Prótese de gel de silicone com revestimento poliuretânico Prótese de solução salina ( soro fisiológico ) Prótese de perfil alto e de perfil baixo.
Lembramos que as próteses salinas podem ter os mesmo tipos de revestimentos das de silicone e todas elas podem ser de perfil alto, quando se deseja uma maior projeção anterior ou de perfil baixo quando desejamos somente um aumento de volume. As variações de modelos existem para satisfazer as preferências e necessidades de cada caso. A princípio, as de superfície texturizada e poliuretânica trariam menor risco de contratura capsular, que é um fenômeno cicatricial indesejado e hoje bastante raro, onde a cápsula que se forma em redor da prótese durante o processo de cicatrização sofre uma contratura circular, deixando a mama com uma aparência esférica ; já as de soro fisiológico tiveram maior uso durante o período em que as próteses de silicone estiveram sob suspeita e investigação sobre os riscos que poderiam trazer para a saúde. Esta questão já foi bastante esclarecida nos meios científicos e de comunicação de massa , sendo hoje o uso das próteses de silicone liberado inclusive pelo FDA dos Estados Unidos. As salinas têm o inconveniente de provocar, em muitas pacientes, a sensação de peso, uma vez que o soro é mais pesado que o silicone, que tem densidade semelhante a dos tecidos mamários. Ainda com relação aos dois tipos, os fabricantes recomendam a troca da de silicone com 10 anos e das salinas a cada 5 anos.
Com relação ao local do implante ele pode ser feito logo abaixo da glândula ou abaixo do músculo peitoral. Damos preferencia à primeira opção, por entender ser a mais eficiente e anatomicamente correta. Em qualquer dos casos, o implante não interfere em nada na lactação, na sensibilidade e nem no diagnóstico de tumores na região, fato este último comprovado com numerosas estatísticas e sérios estudos realizados nos Estados Unidos, por ocasião das suspeitas levantadas de que as prótese poderiam causar ou retardar o diagnóstico dos tumores da mama, quando estudos comparativos entre grupos de centenas de mulheres de mesma faixa etária mostraram não haver qualquer aumento do número de casos de tumores nas pacientes implantadas.

PÓS – OPERATÓRIO

Os cuidados pós-operatórios com a cirurgia de implante mamário são relativamente mais simples do que as da mamaplastia redutora, por exemplo, dentre outras coisas, por ter uma cicatriz muito menor em relação a esta. Os principais cuidados são aqui expostos em seqüência.

PRIMEIRAS 48 Hrs

Mantenha repouso relativo no leito, evitando esforços. Mantenha a cabeceira levada a 45 graus ou dois travesseiros grandes. Continue com a medicação sem interrupções após a cirurgia. Alimentação líquida ou pastosa nas primeiras 24 Hrs. Comunique qualquer anormalidade ou dúvida. Na primeira semana, evite movimentar os braços excessivamente, tentando preferencialmente deixa-los mais colados ao corpo. Tente evitar passar os braços além da linha das costas Não pegar pesos nem fazer esforços físicos. Não molhar a região por cerca de três dias, quando em geral é marcado o primeiro retorno. Não retirar as fitas de Micropore modeladoras, e nem o soutien.
Após o 5ª dia de pós operatório a região pode e deve ser lavada, durante o banho com o sabão recomendado sem retirar as fitas. Deixe correr água o suficiente para retirar totalmente o sabão, pois a permanência de resíduo do mesmo pode irritar a pele; em seguida enxugue a região com uma toalha limpa , suavemente e, a seguir, use um secador para secar o curativo tendo o cuidado de acompanhar com a mão esquerda para sentir a temperatura, uma vez que a pele da região fica adormecida e poderia sofrer queimaduras. Os pontos são retirados entre o 12ª e o 15ª dias de pós –operatório e, por volta do terceiro mês já há uma regressão de edema suficiente para se ter uma avaliação bastante próxima do definitivo. Com relação às cicatrizes, somente após um ano a um ano e meio atingirão a maturidade estética e não devem ser avaliadas antes deste período.

PRIMEIROS 15 dias:

  • Evite movimentos que levantem os braços além da altura do ombro.
  • Evite passar os braços além da linha das costas.
  • Não pegar pesos nem fazer esforços físicos.
  • Evite dirigir ou pegar ônibus nesse período.
  • Não molhar a região por cinco dias.
  • Não retirar as fitas de Micropore modeladoras.
Clínica Sion Cirurgia Plástica e Estética
Rua Chicago, 325   Sion - Belo Horizonte - MG -  Brazil (31) 3285-4477 begin_of_the_skype_highlighting              (31) 3285-4477      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe o seu comentário!