quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CUIDADO COM OS PÉS NO VERÃO

Cuide bem dos seus pés

Se você faz parte da turma que dedicou pouca – ou nenhuma! – atenção aos pés nos meses mais frios, não deixe de cuidar muito bem deles antes de tirar a sandália do armário. Para que eles estejam prontos para brilhar, siga as dicas de profissionais especializados no assunto:

  • Corte: se puder, vá a um podólogo pelo menos uma vez por mês. Para quem prefere cortar as unhas em casa, a frequência ideal é de uma vez a cada 20 dias. O corte precisa ser reto e não se deve cutucar os cantos ou tirar toda a cutícula, que funciona como proteção da unha.
     
  • Esfoliação: muito importante para remover as células mortas e fácil de fazer em casa. Basta massagear os pés com um esfoliante durante o banho, uma vez a cada 15 dias. E capriche na hidratação depois do processo!
     
  • Esmalte: o uso contínuo da química impede que as unhas respirem e causa um efeito esbranquiçado e manchado. Tente intercalar dias de unhas pintadas com dias sem esmalte.
     
  • Higienização: os sapatos abertos expõem os pés à sujeira, por isso, dê uma atenção especial à região enquanto toma banho. Depois, seque muito bem, principalmente entre os dedos - a umidade acumulada pode dar origem a micoses.
     
  • Proteção: nunca se esqueça de passar protetor solar no peito dos pés se estiver na praia, piscina ou usando um sapato aberto. Se for tomar sol de costas, a sola também deve ganhar uma camada.
     
  • Bolhas e calos: o uso contínuo de certos tipos de calçados pode causar atritos e dor. Tente não repetir o mesmo calçado todos os dias – intercale modelos, altura e formatos.
     
  • Meias e calçados: prefira as meias de algodão, pois os tecidos sintéticos seguram a transpiração e a umidade, causando suor e mau cheiro, o que também acontece com os sapatos de plástico e de borracha.
     

Hidratação é tudo!

As principais queixas no verão estão relacionadas à hidratação. “A transpiração e a exposição ao sol ressecam a pele, que é mais grossa que a do restante do corpo, o que requer cuidados dobrados para contornar o ressecamento”, diz a podóloga Thaís Belletti.

Segundo ela, é fácil tratar esses problemas. Comece pela prevenção, bebendo muita água e sempre aplicando protetor solar ao usar sapatos abertos, mesmo na cidade. “Utilize cremes e loções hidratantes diariamente, depois do banho ou antes de dormir”, complementa Thaís.

Uma boa opção são os produtos da linha Dove Cream Oil, que oferecem máxima hidratação à sua pele. "Se quiser potencializar ainda mais a ação do hidratante, você pode massagear os pés com o creme e ´embrulhá-los´ em papel-filme durante a noite, uma vez por semana”, sugere Lucy.

A praia e o clube também são vilões da saúde e da beleza dos pés no verão. “Ao contrário do que se pensa, o ideal é não tirar muita cutícula, pois ela protege a unha. Sem a proteção, bactérias e fungos presentes em ambientes úmidos, como mar, piscinas e vestiários, encontram as portas abertas para entrar e causar infecções e micoses”, alerta Thaís.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe o seu comentário!